As escalas de trabalho determinam as regras de entrada e saída dos colaboradores da empresa. A Jornada de Trabalho 6×1 define basicamente que serão seis dias trabalhados para um dia de descanso.

Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse modelo de jornada.

Como funciona a Escala de Trabalho 6x1?

Primeiramente, na escala de trabalho 6x1, é obrigatório que, a cada seis dias trabalhados, o funcionário tenha ao menos um descanso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente no domingo. Nesse caso, variações até são permitidas, desde que com acordos sindicais e/ou coletivos, por meio de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A jornada de trabalho diária não deve ultrapassar 7 horas e 20 minutos, para que o somatório semanal não vá além das 44 horas de trabalho semanais previstas pelo Artigo 7º da Constituição Federal. Ainda assim, não há limitação caso o empregador queira fazer cargas horárias diferentes em alguns dias da semana, desde que as horas trabalhadas em um dia não ultrapassem 8h. É o caso, por exemplo, das empresas que fazem jornadas de 8h de segunda a sexta-feira e jornada de 4h aos sábados, com descanso semanal no domingo.

Para as empresas que funcionam aos finais de semana, a Portaria 417/1966 do Ministério do Trabalho e Previdência Social estabelece que o funcionário da indústria tem direito a uma folga no domingo dentro do período máximo de sete semanas. No caso dos comerciários, a folga ao domingo deve ser oferecida pelo menos uma vez no período máximo de três semanas.

Como começar a usar a Escala 6x1?

Para começar a usar esta escala de trabalho, é indicado que a empresa faça, por meio de seu departamento jurídico, um acordo coletivo com a associação dos trabalhadores. As particularidades da jornada de trabalho devem ser previstas em uma CCT ou um ACT. Após o acordo realizado, é preciso definir as escalas e encontrar a melhor forma de gestão para a jornada de trabalho.

É indicado que a empresa consulte um especialista para entender se a Escala 6x1 é a mais adequada para seu quadro de funcionários.

Como organizar as Escalas 6x1?

De acordo com a Reforma Trabalhista (lei n° 13.467), empresas com mais de 20 funcionários devem fazer o controle de ponto de seus colaboradores. Além disso, é recomendado que a empresa tenha também um sistema para organizar suas escalas de trabalho de acordo com as características do negócio. O PontoVit é um sistema simples, seguro e intuitivo, que monta as escalas para a sua empresa de forma fácil e rápida.

Outros modelos de escala de trabalho